Sexta, 19 de Julho de 2024
29°

Parcialmente nublado

Vila Rica, MT

Polícia Conflito

Seguranças impedem possível invasão em fazenda de Santa Cruz do Xingu; um suspeito é baleado

Após receber os primeiros socorros, o suspeito foi encaminhado para o Hospital Municipal de Confresa-MT.

02/09/2023 às 15h22 Atualizada em 02/09/2023 às 16h33
Por: Redação Fonte: Vila Rica News
Compartilhe:
Seguranças impedem possível invasão em fazenda de Santa Cruz do Xingu; um suspeito é baleado

Uma situação tensa ocorreu na tarde da última sexta-feira, 1º de setembro, na zona rural do município de Santa Cruz do Xingu, envolvendo um segurança da empresa ATA Segurança Privada e dois indivíduos, cujos nomes serão preservados. O ocorrido deixou um dos suspeitos feridos por um disparo de arma de fogo.

De acordo com Boletim de Ocorrência, registrado na Delegacia de Polícia Civil do município, o comunicante, que se apresentou como responsável pela empresa de segurança privada, relatou que um de seus colaboradores estava desempenhando suas funções de segurança em uma fazenda, localizada em uma área na qual parte já passou por reintegração de posse. Segundo o comunicador, é procedimento padrão para os seguranças percorrerem toda a área ao final do expediente de trabalho.

Continua após a publicidade
Anúncio
Continua após a publicidade
Anúncio

No dia e hora do fato, um dos seguranças encontrou dois homens, que foram orientados a deixarem o local, momento em que um dos indivíduos se exaltou e começou a se aproximar do segurança que verbalizou pedindo para que o suspeito parasse, mas ele não obedeceu e fez menção de puxar algo da cintura, aparentemente um facão. Nesse momento, o segurança efetuou um disparo de arma de fogo que atingiu o homem.

Após o ocorrido, o segurança deixou o local e tentou entrar em contato com a polícia e o hospital, porém não conseguiu devido a motivos que o comunicante não soube informar. 

Diante do fato, investigadores da Polícia Civil se deslocaram até o Hospital Municipal de Santa Cruz do Xingu, onde encontraram o suspeito baleado recebendo cuidados médicos. Após receber os primeiros socorros, o suspeito foi encaminhado para o Hospital Municipal de Confresa-MT.

A Polícia Civil investiga o caso para determinar eventuais responsabilidades.

Procurada pela reportagem do Vila Rica News, a empresa Ata Segurança Privada afirmou que trabalha dentro da legalidade e que é devidamente autorizada pela Polícia Federal para exercer suas atividades no setor.

Em algumas regiões, onde o policiamento não é tão eficiente, tem sido cada vez maior a procura por parte dos agropecuaristas, de empresas de Segurança Privada (armada).

Tolerância Zero em MT 

Nos últimos meses o setor produtivo tem demonstrado bastante preocupação com a retomada de invasões de terra em algumas regiões de Mato Grosso, como no Oeste, Araguaia e Nortão.

O governador Mauro Mendes deixou claro que o Estado não vai tolerar tais práticas e avisoou que o Estado tomará todas as medidas para preservar o direito de propriedade o que, por tabela, traz segurança jurídica para o setor.

“O que nós estamos fazendo é nada mais do que o nosso dever. Proteger aqueles que trabalham, proteger a propriedade privada e proteger aqueles que em qualquer canto desse estado trabalham em sua propriedade urbana e rural. Todas essas pessoas precisam ser respeitadas”, pontuou.

Mauro afirmou que deu ordem expressa para que todas as reintegrações de posse determinadas pelo Poder Judiciário, em qualquer região de Mato Grosso, deverão ser cumpridas dentro do prazo legal. 

“Não podemos permitir que esses guetos de práticas do passado continuem no presente. Muitas pessoas desses locais de invasão estão sendo cooptados por organizações criminosas, por pessoas que muitas vezes não tem necessidade de um lar”, registrou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.