O Ibama realizou operação para coibir a ocupação irregular à beira do Rio Araguaia, na divisa entre Mato Grosso e Goiás. Moradores da região relatam que tiveram ranchos que ficam às margens do rio destruídos durante a ação, que ocorreu na última semana.
Uma moradora de Aruanã relata que o rancho construído às margens do Rio Araguaia, no município de Cocalinho, no Mato Grosso, foi destruído após a ação policial. Ela afirma que antes da operação houve rumores, mas ninguém foi avisado.
Nas imagens registradas é possível ver que a estrutura do rancho foi colocada abaixo. Além disso, os escombros foram incendiados.
“Se temos isso daqui é porque somos descendentes de Aruanã. É costume nosso fazermos ranchos, gastarmos para ter isso aqui. Olha só que fizeram que nosso rancho, que gastamos para reunir família”, diz.
Perguntada pela reportagem se o rancho é regularizado, a moradora não respondeu.
A ação ainda destruiu estruturas de metal colocadas às margens do Rio Araguaia.
O Ibama informou ao Mais Goiás que se trata de uma operação realizada por determinação da Justiça Federal em Barra do Garças, no Mato Grosso.
O que estabelece o Código Florestal?
O Código Florestal estabelece a proibição de construção nas margens de rio a partir de 30 metros até 500 metros, a depender da largura do curso d’água, já que se tratam de áreas de preservação permanente.