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Vereador Goiano da Cerâmica comemora sucesso do Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal em Vila Rica

Os PAVs são espaços estruturados por entes federativos ou órgãos públicos parceiros, em geral prefeituras, para fornecer orientações sobre serviços oferecidos no site da Receita Federal e no Portal e-CAC.

Por: Redação Fonte: Vila Rica News
12/06/2024 às 12h35
Vereador Goiano da Cerâmica comemora sucesso do Ponto de Atendimento Virtual da Receita Federal em Vila Rica

A cidade de Vila Rica tem colhido os frutos da implantação do Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal, que realiza em torno de 200 atendimentos por mês. A unidade, uma conquista articulada pelo Vereador Isley Borges, conhecido como "Goiano da Cerâmica", com o apoio da Deputada Estadual Janaina Riva junto à Receita Federal, tem se mostrado essencial para a comunidade local.

Emília Maria Fulanetti, responsável pelo PAV em Vila Rica, destacou a importância dos serviços prestados, que evitam o deslocamento dos moradores para o PAV mais próximo, localizado no município de Água Boa. “Estamos satisfeitos com o volume de atendimentos e com a receptividade da população. Temos alcançado uma média de 200 atendimentos mensais, o que demonstra a necessidade e a relevância deste serviço para nossa comunidade”, afirmou Emília.

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Os PAVs são espaços estruturados por entes federativos ou órgãos públicos parceiros, em geral prefeituras, para fornecer orientações sobre serviços oferecidos no site da Receita Federal e no Portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). Além disso, realizam triagem, recepção de documentos e encaminhamento de demandas, por processo digital, para equipes de servidores da Receita Federal. Os resultados das análises dessas demandas retornam aos mesmos locais para que seja dada ciência ao solicitante.

Esses pontos de atendimento oferecem um amplo leque de serviços aos contribuintes, sem necessidade de agendamento. Entre os serviços disponíveis estão a consulta de pendências fiscais para pessoa física, jurídica e imóvel rural; cópia de declarações e recibos para pessoa física; emissão de comprovante de inscrição, alteração e regularização do CPF; emissão de documentos de arrecadação; impugnação, recurso e manifestação de inconformidade, entre outros.

Para a implantação de um PAV, são necessárias diversas etapas, incluindo a formalização do Acordo de Cooperação entre a Receita Federal e o parceiro, a preparação das instalações físicas e o treinamento dos servidores ou empregados públicos que nele atuarão.

O principal benefício dos PAVs é proporcionar a prestação de serviços promovendo a inclusão da população menos favorecida, que não tem acesso aos serviços disponibilizados online ou enfrenta dificuldades de deslocamento para uma unidade presencial da Receita Federal em outro município. Ao aumentar a capilaridade do atendimento, os PAVs impulsionam a cidadania fiscal e colaboram para a redução do fluxo de contribuintes nas unidades presenciais.

O Vereador Goiano da Cerâmica, grande responsável pela vinda do PAV para Vila Rica, comentou sobre a importância do serviço: “A implantação do PAV em nossa cidade foi uma grande conquista. Agradeço à Deputada Janaina Riva e à Receita Federal por viabilizarem esse projeto. Estamos comprometidos em facilitar a vida dos nossos cidadãos, oferecendo serviços essenciais e evitando o deslocamento até outras cidades. É uma vitória para Vila Rica, e estamos felizes com o sucesso do PAV.”

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