Na última sexta-feira (19) o Comitê de Enfrentamento a Dengue de Nova Mutum analisou a situação preocupante das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Com 1889 casos de Dengue, 47 de Chikungunya e 3 de Zika registrados até setembro de 2024, a preocupação é que esse número pode ser maior caso a comunidade não se una em cuidado contra a dengue. Neste ano, dois casos evoluíram para óbito.
A Secretaria de Saúde enfatizou a necessidade de ações preventivas recíprocas por parte dos cidadãos, especialmente considerando o período de chuvas intensas que agrava o risco de proliferação do mosquito.
Em 2023,foram registrados 242 casos positivos e neste ano saltou para 1.889. O comitê apontou, medidas que podem ajudar a população a combater efetivamente o vetor e evitar um surto das doenças. As medidas incluem a eliminação de água parada, limpeza dos lotes e uso de repelentes. Além disso, o comitê de saúde planeja realizar mutirões de limpeza e distribuir informativos nas escolas e espaços públicos.
A colaboração entre os setores de saúde, educação e infraestrutura e obras será fundamental para o sucesso dessas iniciativas. A população de Nova Mutum é chamada a se unir nesse esforço coletivo, onde cada ação individual contribui para a saúde e bem-estar da comunidade. A resposta ao chamado do conselho será um indicativo valioso do compromisso da cidade com a prevenção e controle dessas doenças endêmicas.
Sinais e sintomas
A dengue é uma doença febril aguda, sistêmica, dinâmica, debilitante e autolimitada. A maioria dos doentes se recupera, porém, parte deles podem progredir para formas graves, inclusive virem a óbito. A quase totalidade dos óbitos por dengue é evitável e depende, na maioria das vezes, da qualidade da assistência prestada e organização da rede de serviços de saúde.
Todo indivíduo que apresentar febre (39°C a 40°C) de início repentino e apresentar pelo menos duas das seguintes manifestações - dor de cabeça, prostração, dores musculares e/ou articulares e dor atrás dos olhos – deve procurar imediatamente um serviço de saúde, a fim de obter tratamento oportuno.
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: [email protected]
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938