Estudantes do quinto ano da Escola Municipal Eduardo Benevides Lindote brilharam na 11ª edição da Mostra de Iniciação Científica no Pantanal, realizada nos dias 7 e 8 de novembro em Cáceres, organizada pelo Centro de Educação e Investigação em Ciências e Matemática da Unemat (Ceicim/Unemat). Com o projeto inovador de fabricação de perfumes, shampoo, sabonetes, hidratantes e produtos de maquiagem usando plantas e flores, incorporando saberes étnico-raciais, os alunos conquistaram o terceiro lugar no evento.
O grupo de jovens pesquisadores, formado por Aline Cristine de Almeida, Cecília Gabriele de Campos Paro, Janderyel Henrick Santos Sonaque e Manuela dos Anjos Silva Nobokite, teve como orientadora a professora Maria do Carmo Silva, que ajudou a guiar o desenvolvimento e a aplicação dos conhecimentos na formulação dos produtos naturais.
“O trabalho, que une ciência e cultura, demonstrou o potencial criativo e o compromisso dos alunos com a inovação e o respeito às tradições culturais”, destacou a coordenadora pedagógica Rityelle Marques.
Para o diretor da escola, professor David Brandão, a premiação foi uma conquista significativa. “Esse terceiro lugar é motivo de grande orgulho para nossa escola e para todos que fazem parte da educação pública municipal. Os alunos se dedicaram muito, e essa conquista reflete o poder da educação quando aliada à valorização das culturas locais e ao desenvolvimento científico,” celebrou o diretor.
O secretário municipal de Educação, Fransérgio Piovesan, também fez questão de parabenizar os alunos e destacou a importância da iniciativa. “Parabenizo nossos alunos pela dedicação e pela criatividade no desenvolvimento do projeto. Essa conquista demonstra o talento de nossas crianças e adolescentes e fortalece nosso compromisso em investir em uma educação pública de qualidade, que forma não apenas alunos, mas futuros cientistas e pesquisadores”, afirmou o secretário.
Com a participação de 438 alunos de 7 a 17 anos, vindos de diversas cidades de Mato Grosso e Rondônia, a Mostra de Iniciação Científica no Pantanal contou com 125 projetos nas mais variadas áreas do conhecimento. O evento, que teve o apoio de 60 professores orientadores e coorientadores, reafirmou a relevância da iniciação científica como meio de inspirar as novas gerações a explorarem e desenvolverem soluções para a sociedade.
Comunicação Social AMM
Responsável técnico: Hernandes Cruz / Jornalista MTB nº 2451/MT / Relações Públicas - Conrerp 6ª região nº 1782
Telefone: (65) 2123-1200 / (65) 65 9651-3855
E-mail: [email protected]
Redes Sociais: instagram: amm.mt / Facebook: amm.matogrosso
Endereço: Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3920 Cuiabá - Mato Grosso - CEP 78049-938