Mais de 112 mil eleitores de Mato Grosso que estão em situação irregular junto à Justiça Eleitoral podem ter seus títulos cancelados, se não regularizarem a situação até o dia 19 de maio. De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE), mais de 20 mil pessoas que precisam regularizar o título são da Região Metropolitana de Cuiabá.
São pessoas no estado que ficaram por três eleições consecutivas sem votar, justificar a ausência ou quitar multa decorrente da abstenção. Caso a falta não for justificada, essas pessoas terão o título de eleitor cancelado e estarão sujeitas a várias sanções, como ficar impedido de tirar passaporte, RG, CPF, não prestar concurso público ou assumir cargos públicos.
O eleitor pode consultar a situação pelo site do Tribunal Superior Eleitoral. Quem baixou o e-Título será notificado via aplicativo.
Quem está entre o grupo de pessoas irregulares deve comparecer ao cartório eleitoral ou a um posto de atendimento, com um documento oficial com foto e o título eleitoral ou e-Título.